UMA MISSÃO CONCEDIDA POR CRISTO
“E me esforcei para anunciar o Evangelho onde Cristo nunca fora anunciado”. Rom. 15.20
O apóstolo Paulo fez esta declaração, pois estava certo de que sua missão principal era chegar onde o evangelho ainda não fora anunciado, e isto para não edificar sobre fundamento alheio. A Igreja brasileira precisa alcançar as 151 tribos indígenas, como também o sertão nordestino e os povos ribeirinhos.
O apóstolo Paulo havia concluído a tarefa de evangelizar as quatro províncias do Império romano – Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia proconsular, desde Jerusalém até a atual Bósnia, e isto em apenas 10 anos de trabalho árduo e em diferentes contextos culturais.
Identificamos os dez maiores desafios sobre a tarefa inacabada da Ásia e verificarmos o que é possível mudar ainda nesta década.
1 – Mais de 81% dos quase cinco bilhões de pessoas não cristãs vivem nesse continente.
2 – Possui 85% das pessoas menos evangelizadas, nove dos dez países menos evangelizados com as maiores populações. Somente na China tem aproximadamente 320 milhões que nunca ouviram nada de Jesus; e das 600 mil cidades e vilas da Índia, 500 mil não têm um obreiro sequer.
3 – Presença dos três maiores blocos religiosos não cristãos: islamismo, hinduísmo e budismo; eles são os maiores desafios para os cristãos. São em torno de 1,1 bilhão de muçulmanos, 950 milhões de hindus, e entre 500-900 milhões de budistas
4- Problema linguistico - 16.350 povos etno-linguísticos. Dos 6.648 menos alcançados da lista, 5.150 são asiáticos. O desafio da tradução bíblica é muito grande, pois das mais de 2 mil línguas que precisam de tradução no mundo, mais de 40% delas estão na Ásia.
5 – A Janela 35-45 ou Janela Túrquica – povos de origem turca que se espalham desde a Bulgária até o Oeste chinês, onde se encontram os povos muçulmanos Uigers e Huis. Além dos povos árabes e iranianos.
6 - Desastres ecológicos – A região tem sido afetada por grandes terremotos, vulcões, secas, ciclones, tsunamis e enchentes que tem ceifado milhões de vidas, e levado outras a ficarem desabrigadas, necessitando de muitos obreiros para prestação de ajuda humanitária e em todas as áreas da vida.
7 – Tráfico. O tráfico tem sido uma forma ilícita de obtenção de recursos financeiros. O tráfico de drogas tem sido a forma mais violenta e conhecida, como a heroína no Afeganistão e no Triangulo de Ouro (Mianmar, Tailândia e Laos). Ainda mais aviltante é o tráfico humano para trabalho escravo e prostituição. A Ásia é a região que mais supre adolescentes para os bordéis internacionais.
8 - Vírus HIV – A pandemia está intensificando neste continente, principalmente na India, Tailândia e China, e isto devido ao crescimento da indústria do sexo.
9 – O crescimento econômico dos tigres asiáticos tem sido fenomenal devido ao acesso à alta tecnologia, mão de obra barata e investimentos estrangeiros que proporcionam produtos com preços super-competitivos devido à alta produção para o mercado interno e exportação. Isto tem levado à grande corrupção e grande discrepância entre pobre e rico.
10 – O fundamentalismo religioso muçulmano e hinduísta tem sido o grande desafio para os cristãos nacionais. Isto tem dificultado a entrada de obreiros, bem como a mudança de status religioso e o acesso às classes mais altas da sociedade, pois para conseguir um emprego precisa ser parte da religião estatal.
Concluindo, precisamos estabelecer metas que visem a parceria de agências missionárias trabalhando junto com as denominações reconhecidamente evangélica, a fim de que a mensagem de salvação seja anunciada em todas as nações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário